Máquina do Tempo

quinta-feira, junho 1

OS MEUS BASTIDORES

Não nasci com dotes de escrita mas também isso não me preocupa agora, o que pretendo nestas linhas é talvez fazer-me compreender, por ser uma pessoa pouco expansiva, que nem sempre deixa transparecer o que sente.
Este projecto da Lenda foi sonhado pelo Armando já há uns 3 anos, ele sonhou...e começou a dar vida a esse sonho no papel... durante os primeiros 2 anos não passou de uma busca...uma procura...encontros e desencontros...onde ele escreveu, voltou a escrever, alterou e voltou a alterar e eu como ele, acabei por embarcar nesta viagem... Em vez de o chamar à razão como é meu costume, dei por mim dizendo-lhe "vamos em frente, este projecto temos do o concretizar". À pouco mais de um ano com um texto definitivo e um grupo pequeno de pessoas que acreditaram nele e para eles vão as minhas palavras agora, Luís Rocha e Patricia Rego, vocês os dois nunca duvidaram deste trabalho e foram muitas as vezes que vocês é que nos deram ânimo. Começou o trabalho a sério!!! ensaios... procura das pessoas certas para as personagens...não foi fácil, a Catarina e a Sandra passaram por várias personagens, desanimando algumas vezes, sofrendo muitas outras mas como qualquer processo natural foram encontrando a sua personagem, depois reentrou o Bruno que logo o vimos como Rei, contrariado lá aceitou porque também ele acreditou logo neste projecto. Tivémos algumas desistências por motivos de vidas pessoais, a nossa Paula Sousa que era o nevoeiro, foi mãe, com muita pena teve de de se encontrar outro nevoeiro, depois de várias tentativas frustradas a nossa Sandra deslumbra-nos com um excelente nevoeiro, encontrado que estava vamos partir para o Bobo, Mário Roberto por nascimento do seu filho mais novo também desistiu, a vítima desta feita foi a Catarina que sofreu, vacilou e duvidou, mas conseguiu e chegou lá. Entra mais gente nova, a Amélia acabadinha de chegar da Horta e com imensa vontade de fazer teatro com uma dicção excelente...está encontrado um dos espíritos e agora o outro??? Armando não desanima, convida o Fernando Franco, "...agora Armando achas que o Fernando vai perder tempo nestas teatrices connosco...??" Lá está a chata a falar... Depois de uma ótima bebida no seu bar na praia de Água d'Alto, como vêem ainda no verão passado, vejo o Fernando ficar entusiasmado...benvindo à equipa Fernando, com a tua postura, palavras e bom feitio trazes muito equilibrio a este grupo...encontrado que está o outro espirito, quem falta?? Caídas do céu aparecem-nos duas vozes lindíssimas, a Helena trazida pela Catarina que como ela diz em termos mais técnicos "não sou uma cantora lírica mas sim ligeira" e a Teresa mais uma aposta do Armando, tudo bem estamos quase todos, só falta o pastor...temos o Pedro, tem uma boa postura, mãos à obra!! no fim do Verão o Armando lembra-se de acrescentar ainda mais uma personagem, a Garça, lembramo-nos logo da Ana, namorada do Pedro... mais uma vez eu... je... a chata... "Armando desculpa, eu gosto muito da Ana mas isto não vai dar certo, a Ana fala muito baixinho, não sei mas penso que te vais consumir..." pois consumir, consumimo-nos contigo Ana e tu connosco, deixa-me tirar-te o chapéu, a forma como tu aceitaste as críticas!!!! e eu reconheço que fui a pior...!!! não te peço desculpa nem sei se isso influênciou mas que fizeste um excelente trabalho em palco lá fizeste, por isso fiz grande questão de te dar aquele abraço no fim, mostraste-me que eu estava errada e a aposta do Armando mais uma vez estava certa. Ainda temos de acrescentar a este elenco, três crianças amorosas, Beatriz, Catarina e Rodrigo que se portaram melhor que muita gente grande e o meu obrigado para os respectivos pais, o entusiasmo deles era tanto como o dos filhos, foram incansáveis.
Depois do elenco temos de pensar na rectaguarda, pois muitas vezes esquecemo-nos dos que não dão o rosto, que não sobem para o palco, dois contra regras, Luísa Teixeira nossa companheira de longos anos, com mais briga menos briga tem estado ao nosso lado e a Cheila, elemento repiscado agora no fim, apesar de já ter colaborado connosco por motivos profissionais tinha-se afastado. Dois pontos, Joana Cabral e Marisa Rodrigues, duas miudas que acompanharam os ensaios desde o principio ajudando-nos em tudo o necessário. Tenho também de referir a simpatia e a disponibilidade do pessoal do Coliseu Micaelense, especialmente na pessoa do Toni Faria que foi indispensável ao sucesso desta peça. Mais atrás ainda os meus grandes amigos Vasco e Gilberto Silva que foram os responsáveis pelos cabelos e maquilhagens, que em tudo me têm ajudado e colaborado, sempre com alegria e boa vontade. Agora mais atrás ainda Gorete Andrade, a minha costureira já lá vão uns 6 anos, teve a responsabilidade de uma grande parte do nosso guarda-roupa, uma colaboradora excelente.
Aqui quero deixar a minha homenagem a todos vós, foi com esta equipa que conseguimos levar avante este trabalho, com muito sofrimento, com alguns atritos, muitas vezes eu vacilei, eu desesperei, fiz o Armando desesperar...enfim no entanto quero-vos dizer que na sexta feira depois da estreia tudo isso tinha esquecido e dei por mim a responder à Solange Vieira que nao tinha sido um trabalho muito dificil, ela própria estranhou e questionou-me nesse sentido, foi...foi muito dificil...dias houve em que eram chorados...mágoas, vivi tudo isto estes meses...mas valeu a pena trabalhar convosco e se possível outra vez o farei, até tenho saudades dos ensaios e... voltando ao principio eu senti com muita alegria o trabalho feito, senti na sexta, senti no sábado e sentirei de todas as vezes que o levarmos à cena, só espero que vocês todos tenham sentido como eu, o orgulho e a amizade que tenho por vós, é por isso que aqui estou, se não consegui transmitir isso a tempo aqui estou a fazê-lo.
Mas para isto houve uma pessoa que sonhou, sofreu mas conseguiu dar vida a este sonho... sonhou por todos nós e conseguiu realizar o sonho de toda esta gente...para ti Armando vão os nossos aplausos.

Foto de Rui Pacheco (Zuca)

9 Comments:

Blogger Zuca said...

Maria, ainda diz que não tem jeito para a escrita? Modéstia sua.
A meu ver, penso que consegiu sintetizar em poucas linhas 1 ou 2 anos de um projecto de grande envergadura e que teve o seu auge na 6ª e Sábado, é caso para se dizer "O Homem sonha, a obra nasce"

Beijinhos
Ruy

6/01/2006 6:08 da tarde  
Blogger Teresa Rebelo said...

Hoje só leio coisas bonitas que me comovem,lembrando-me orgulhosamente desta fascinante experiência que partilhei com todos vós.
Maria nem sempre conseguimos mostrar a todos o que sentimos, nem eu, que sou, como tu já sabes, muito transparente. Mas Confesso: ainda estou "estonteada" de termos todos subido ao céu para contar a Lenda de um povo que não a conhecia escrita de uma maneira tão elegante e apaixonante...e agora de regresso ao chão (pelo pedido de meu marido " ah mulher põe-me os pés no chão..."ahaha) sinto saudade, estranhamente, mas parece que já passou tanto tempo...nos últimos meses muito aconteceu,ventos de sentimentos confusos,nevoeiros de palavras feias mal entendidas,luas de palavras bonitas...o tempo voou nas asas do milhafre e chegou ao palco da nossa Lenda onde erguemos um sonho, erguemos uma obra, e erguemos uma amizade que guardarei sempre neste meu coração que bateu apaixonadamente nesse vôo do qual não apetece aterrar ainda...
Muito Obrigado por tudo Maria
Os aplausos também são teus

UM ABRAÇO

6/01/2006 10:24 da tarde  
Blogger Helena Ferreira said...

Concordo pelnamente com a Teresa aqui, Maria! O Armando sonhou, mas foste tu quem soube colocar o sonho na realidade através do teu excelente trabalho e empenho!(como sempre disse, "por tras de um grande homem existe sempre uma grande mulher!!!") Por isso, os aplausos são para o Armando mas também em muita, mas muita grande parte para ti e ainda um pouco pa todos aqueles que contribuiram à sua maneira para esse sucesso!
Beijinhos a todos!

6/02/2006 12:23 da manhã  
Blogger Fernando said...

Já tinha pisado este palco. Este e alguns outros antes deste, mas a emoção que senti desta vez foi diferente. Já sei! Não há dois espectáculos iguais, mesmo sendo o mesmo, mas não é disso que falo.
É suposto os actores subirem ao palco para agradecerem os aplausos do público. Que o público me perdoe, mas no dia da estreia eu não me rendi aos aplausos, pelo menos não foram estes que prenderam a minha atenção. O que mais satisfação me deu, foi ver as expressões dos meus companheiros e foi aí que me prendi.
Jamais vou esquecer o olhar que a Helena me enviou, quando ainda interpretava com aquela lírica voz que nos seduz, as últimas notas da sua última canção. Como esquecer o ar do Luiz ( cujo sentido profissional me encantou ), olhando em redor da plateia, buscando talvez a imagem da sua Fernanda. A Teresa que com aquelas excelentes crianças, parecia flutuar no palco. O magnífico Bruno com ar de quem duvidava de que aqueles aplausos todos fossem mesmo para ele. A Sandra plantada do meu lado direito, a quem descobri uma lágrima de emoção. Enfim, todos eles e os outros que chegaram ao palco depois, reconhecidos a si próprios, ao seu talento, à sua vontade e ao seu amor ao Teatro.
E lá estava eu, rendido a estas emoções. Que sensação amigos, ficar feliz também por vossês. Vale o maior dos aplausos.

6/02/2006 8:26 da tarde  
Blogger ninest123 said...

replica watches, longchamp, kate spade outlet, oakley sunglasses, burberry, chanel handbags, christian louboutin outlet, polo ralph lauren outlet, cheap oakley sunglasses, nike roshe run, louis vuitton, nike air max, michael kors, nike free, ray ban sunglasses, louis vuitton, louboutin, oakley sunglasses, uggs on sale, jordan shoes, oakley sunglasses, tiffany jewelry, tiffany and co, nike outlet, tory burch outlet, air max, polo ralph lauren outlet, ugg boots, louboutin shoes, louboutin outlet, prada outlet, gucci outlet, louboutin pas cher, sac longchamp, louis vuitton, louis vuitton outlet, replica watches, prada handbags, ray ban sunglasses, ugg boots, nike air max, longchamp outlet, louis vuitton outlet, ralph lauren pas cher, nike free, oakley sunglasses, air jordan pas cher, ray ban sunglasses, longchamp outlet, longchamp pas cher

8/04/2016 12:23 da manhã  
Blogger ninest123 said...

nike free run uk, nike air max, michael kors outlet, vans pas cher, true religion jeans, ugg boots, nike blazer, michael kors, michael kors, michael kors, hogan, michael kors outlet, michael kors outlet, coach outlet, nike air max, converse pas cher, nike air max, ray ban pas cher, new balance pas cher, michael kors, true religion outlet, air force, timberland, sac guess, true religion jeans, hermes, lacoste pas cher, hollister, hollister pas cher, north face, oakley pas cher, mulberry, kate spade handbags, burberry, replica handbags, nike roshe, vanessa bruno, michael kors outlet, lululemon, north face, true religion jeans, ralph lauren uk, burberry outlet online, tn pas cher, abercrombie and fitch, coach outlet, coach purses, ray ban uk, ugg boots, michael kors outlet

8/04/2016 12:30 da manhã  
Blogger ninest123 said...

converse, nike air max, mont blanc, insanity workout, wedding dresses, iphone cases, bottega veneta, celine handbags, nike air max, louboutin, birkin bag, instyler, new balance, oakley, babyliss, hollister, nike trainers, ray ban, north face outlet, timberland boots, nike huarache, baseball bats, jimmy choo shoes, longchamp, mac cosmetics, abercrombie and fitch, lululemon, vans shoes, vans, soccer shoes, herve leger, asics running shoes, ralph lauren, hollister, valentino shoes, reebok shoes, north face outlet, nfl jerseys, nike roshe, soccer jerseys, lancel, beats by dre, gucci, mcm handbags, chi flat iron, ghd, converse outlet, p90x workout, ferragamo shoes, hollister

8/04/2016 12:35 da manhã  
Blogger ninest123 said...

canada goose outlet, canada goose uk, replica watches, wedding dresses, ugg,uggs,uggs canada, canada goose, marc jacobs, moncler, moncler, pandora charms, sac louis vuitton pas cher, toms shoes, juicy couture outlet, moncler outlet, pandora jewelry, thomas sabo, louis vuitton, ugg,ugg australia,ugg italia, hollister, moncler, pandora jewelry, swarovski crystal, montre pas cher, moncler, canada goose, canada goose, links of london, louis vuitton, canada goose outlet, pandora charms, swarovski, karen millen, juicy couture outlet, louis vuitton, moncler, bottes ugg, coach outlet, canada goose, supra shoes, ugg pas cher, ugg boots uk, doudoune canada goose, moncler, moncler, louis vuitton

8/04/2016 12:41 da manhã  
Blogger SAMY HASSAN said...


Impressive article dude
http://www.kuwait.prokr.net/
http://www.emirates.prokr.net/

3/16/2017 9:59 da manhã  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home