Máquina do Tempo

sábado, maio 6

MARIA, O SEU NOME ERA MARIA


Tão simples foi a tua vida...conhecemo-nos, apaixonamo-nos, tivemos uma relacção de apenas alguns anos, chamavas-me o "meu Armando"... eu chamava-te Mãe...
Ensinaste-me tanta coisa, ensinaste-me tão pouca coisa, eras diferente do resto das senhoras da nossa rua, chamavam-te soberba, bem falante, mal casada, tarada dos livros...e sei lá que mais...eras apenas diferente, falavas comigo como se eu fosse um adulto, pedias-me opiniões de vida que não te podia dar, tinha apenas três anos, quando entendi que tinha que te dizer aquilo que por palavras não era possível...passei a olhar bem fundo dos teus olhos e as nossas almas encheram-se de palavras...faltou o pão, o agasalho, mas o calor das tuas palavras nunca...e a tormenta que ganhava vida na crista de infinitas ondas de mar bravio, onde o teu companheiro procurava o pão..."ai meu Deus, minha Nossa Senhora, valei-me e o traga são e salvo desta tormenta"... toc, toc, toc...eh vizinha já se sabe alguma coisa dos nossos homens?... "sei tanto como tu destes desgraçados perdidos no negrume deste mar"... vamos rezar à Sagrada Família para os proteger... mil pontos de uma agulha, mil rezas de misericórdia, mil pensamentos de inquietação... Mãe...deve ser o Pai..."ora rapaz eles devem estar abrigados no norte da ilha"... "José, seja pelo amor de Deus, estava a ver que este mar te engolia e ficava sózinha neste mundo com estas três crianças"..está bem, agora está tudo bem, se me acontecer alguma coisa tens aí este rapagão para tomar conta de vocês.
Fui tratado como uma besta neste mundo de Deus, fizeram de mim besta de carga, trabalhei de sol a sol para que nada faltasse lá em casa e até te perdoei não teres dinheiro para o fato da minha primeira comunhão, o rapaz a quem o foi pedido zombou logo alí à porta da igreja...terei chorado...?! mil vezes, sem lágrimas o resto de todos os dias, porque desde que partiste jamais consegui olhar nos olhos de alguém e encher a minha alma de palavras.

21 Comments:

Blogger Fernando said...

Saudemos o regresso do contador de histórias ao blog.

Armando:

"Grandes ventos sopram em grutas vazias".
Entendes-me?

Texto enternecedor.
A melhor homenagem que se podemos fazer à Mãe que já não nos pode ouvir é escrever sobre ela.

Fernando

5/07/2006 10:21 da tarde  
Blogger greentea said...

será que é assim , fernando?
escrever sobre ela para quê, dizer o quê? depende da mae
depende da filha
do filho , neste caso

Neste caso, achei linda a história do Armando.

5/07/2006 11:04 da tarde  
Blogger Nina said...

Que triste, sabor de lembrança doce mas doída...

Adorei isso aqui também!!

=]~

5/08/2006 4:29 da manhã  
Blogger Lâmina d'Água, Silêncio & Escriba said...

Não é mesmo possível encheres tua alma de palavras, por elas estarem transbordantes dentro de ti...
Ao invés disso, enches as nossas. E enriqueces nossos olhares... Almas e olhos de teus leitores pouco falantes, ou de leitores distantes...

É certo dizer que a melhor parte dos ensinamentos, se adquire através da dor, mas eu sempre preferi pensar que cada lição, se dá de melhor modo, quando é conquistada pelo entendimento de cada momento e eu tenho certeza absoluta que tu és um grande aprendiz...

A vida é permeada de tristezas e alegrias. Das tristezas, vividas em momentos estanques, retiramos o que elas nos podem dar de bom, para que possamos viver plenamento e com sabedoria, nossas vidas de de conquistas, envoltas em muitas alegrias.

A foto do Miguel está linda.
Beijinhos na Maria pelo dia de ontem!!! Eu me perdi... Eu estava achando que o dia das mães era mesmo ontem e depois me convenceram de que será no próximo domingo e por fim, era mesmo ontem... Agora já passou, mas continuamos sendo mães, independente dos dias...

Uma ótima semana a todos voces!!!
Com beijinhos!!!
ò,ó

5/08/2006 11:50 da manhã  
Blogger Kalinka said...

Bem...muito bem mesmo!!!
Tal como aqui leio: Saudemos o regresso do contador de histórias ao blog...
Muito sensível este texto, com muita realidade, sacrifícios, vidas do passado, que jamais nos esqueceremos.
Volto a agradecer a visita ao meu cantinho e dizer, que enquanto o teu talento está virado para a escrita, e, que talento!!!já eu, estou a tentar mostrar as minhas capacidades fotográficas, pois adoro fotografar e, se quiseres lá espreitar, poderás ver, o princípio de algo, que pretendo continuar, pois ADORO mesmo fazê-lo
Sempre fui uma louca por fotos...
Beijo de carinho.

5/09/2006 1:56 da manhã  
Blogger goticula said...

Bonita homenagem de saudade...

A voz do coração quando nos fala, a alma sente e ao sentir floresce, brotando um lindo poema, um lindo texto, uma linda pintura...
Em relação ao vazio, há vazios que jamais serão preenchidos, a procura é vã. A matéria que deu forma, desapareceu e ao desaparecer leva consigo os "elementos" chave. Ao tentar buscar ou moldar outros "elementos" a matéria e a forma serão sempre diferentes, o vazio continua lá, até ao resto das nossas vidas.

5/09/2006 10:14 da manhã  
Blogger Lâmina d'Água, Silêncio & Escriba said...

Amigos Querido!!!

Estou meio desapareceida...
Além disso, meu blog sumiu do ar e agora já voltou, mas todo desconfigurado. Terei de refazer textos... Vamos ver. Vou corrir isso aos poucos.

Estou passando somente para desejar muitas coisas boas e uma semana bem feliz!!!
Com beijinhos da Cris!!!

ò,ó

5/09/2006 11:31 da manhã  
Blogger Lâmina d'Água, Silêncio & Escriba said...

AMIGOS QUERIDOSSSSSSSSSSSSSS!!!

Um dia eu aprenderei a reler o que escrevo, antes de postar!!!

= 1 beijo!!!
ò,ó

5/09/2006 11:32 da manhã  
Blogger Rosario Andrade said...

Bom dia Armando!
Vim retribuir a visita ao I&I e conhecer este magnifico blog.
O texto é sublime... palavras mádidas de mais do que dizem, tumidas de significados.
Vou voltar sempre.
Bjicos!

5/09/2006 1:28 da tarde  
Blogger Fernando said...

Greentea

Adivinho nuvens escuras no teu pretérito horizonte e lamento-o por ti.
Se o mais belo feito do homem foi a escrita, o mais sublime gesto da sua pena é o que vai em direcção às nossas mães.
Podia até acrescentar ( as únicas fêmeas confiáveis).

Fernando

5/09/2006 7:06 da tarde  
Blogger vero said...

Olá Querido amigo Armando,
passei p deixar um beijinho***

5/09/2006 7:46 da tarde  
Blogger soslayo said...

Armando Moreira:

A odisseia de milhares mães, que não olham à tempestade para proteger aqueles a quem mais ama! Linda a tua história. Um abraço.

5/09/2006 8:12 da tarde  
Blogger Lâmina d'Água, Silêncio & Escriba said...

MDeus querida e a todos os amigos...

Fui invadida por um cretino que se apossou de todas as minhas senhas e de tudo que eu tenho. Disse-me ele que se enganou e que acreditava que eu era quem não sou e por essa razão, foi me devolvendo tudo aos poucos... Me entrou o que ainda estava em posse dele, ontem a noite... Por essa razão eu não podia entrar mais em nada, pois era ele quem aparecia e não eu...Vou postar agora sobre isso, mas de fato foi uma experiência muito ruim... Muito mesmo!!!

Beijinhos a todos e obrigada pelo carinho!!!

Cris

ò,ó

5/10/2006 6:03 da tarde  
Blogger Lâmina d'Água, Silêncio & Escriba said...

Bem... Passado um pouco o susto, mas não a tristeza, postei...

Está lá para ser lido por quem se habilitar!!! Na íntegra!!!

Beijinhos queridos!!!
Da Cris!!!
ò,ó

5/10/2006 11:22 da tarde  
Blogger Inha said...

Vim visitar e fiquei.
Belíssima homenagem a essa grande mulher.;)

Uma beijInha muito especial (bom blog).

5/11/2006 10:15 da manhã  
Blogger Janelas da Alma said...

Olá Armando,

Nunca tinha, até hoje, parado aqui o tempo suficiente para ler o que tu escreves. Porém, trouxeste-me lágrimas aos olhos, não de tristeza, mas de alegria, por saber que com tanta sensibilidade se podem assim contar as histórias da vida, e tu fá-lo com uma mestria digna de uma vénia real!
Abraços,

Nuno Osvaldo

5/12/2006 6:04 da tarde  
Blogger Elisabeth said...

belo momento de leitura,pela qual fiquei apaixonada,um texto que em algumas palavras dizem muito,falam de amor,de sofrimento,de angustia,de saudade,tudo saiu desse coração de ouro que mostras ter.Adorei mesmo...obrigada pelo teu comentário no meu blogger.
beijinho

5/13/2006 3:22 da tarde  
Blogger ninest123 said...

replica watches, longchamp, kate spade outlet, oakley sunglasses, burberry, chanel handbags, christian louboutin outlet, polo ralph lauren outlet, cheap oakley sunglasses, nike roshe run, louis vuitton, nike air max, michael kors, nike free, ray ban sunglasses, louis vuitton, louboutin, oakley sunglasses, uggs on sale, jordan shoes, oakley sunglasses, tiffany jewelry, tiffany and co, nike outlet, tory burch outlet, air max, polo ralph lauren outlet, ugg boots, louboutin shoes, louboutin outlet, prada outlet, gucci outlet, louboutin pas cher, sac longchamp, louis vuitton, louis vuitton outlet, replica watches, prada handbags, ray ban sunglasses, ugg boots, nike air max, longchamp outlet, louis vuitton outlet, ralph lauren pas cher, nike free, oakley sunglasses, air jordan pas cher, ray ban sunglasses, longchamp outlet, longchamp pas cher

8/04/2016 12:24 da manhã  
Blogger ninest123 said...

nike free run uk, nike air max, michael kors outlet, vans pas cher, true religion jeans, ugg boots, nike blazer, michael kors, michael kors, michael kors, hogan, michael kors outlet, michael kors outlet, coach outlet, nike air max, converse pas cher, nike air max, ray ban pas cher, new balance pas cher, michael kors, true religion outlet, air force, timberland, sac guess, true religion jeans, hermes, lacoste pas cher, hollister, hollister pas cher, north face, oakley pas cher, mulberry, kate spade handbags, burberry, replica handbags, nike roshe, vanessa bruno, michael kors outlet, lululemon, north face, true religion jeans, ralph lauren uk, burberry outlet online, tn pas cher, abercrombie and fitch, coach outlet, coach purses, ray ban uk, ugg boots, michael kors outlet

8/04/2016 12:31 da manhã  
Blogger ninest123 said...

converse, nike air max, mont blanc, insanity workout, wedding dresses, iphone cases, bottega veneta, celine handbags, nike air max, louboutin, birkin bag, instyler, new balance, oakley, babyliss, hollister, nike trainers, ray ban, north face outlet, timberland boots, nike huarache, baseball bats, jimmy choo shoes, longchamp, mac cosmetics, abercrombie and fitch, lululemon, vans shoes, vans, soccer shoes, herve leger, asics running shoes, ralph lauren, hollister, valentino shoes, reebok shoes, north face outlet, nfl jerseys, nike roshe, soccer jerseys, lancel, beats by dre, gucci, mcm handbags, chi flat iron, ghd, converse outlet, p90x workout, ferragamo shoes, hollister

8/04/2016 12:36 da manhã  
Blogger ninest123 said...

canada goose outlet, canada goose uk, replica watches, wedding dresses, ugg,uggs,uggs canada, canada goose, marc jacobs, moncler, moncler, pandora charms, sac louis vuitton pas cher, toms shoes, juicy couture outlet, moncler outlet, pandora jewelry, thomas sabo, louis vuitton, ugg,ugg australia,ugg italia, hollister, moncler, pandora jewelry, swarovski crystal, montre pas cher, moncler, canada goose, canada goose, links of london, louis vuitton, canada goose outlet, pandora charms, swarovski, karen millen, juicy couture outlet, louis vuitton, moncler, bottes ugg, coach outlet, canada goose, supra shoes, ugg pas cher, ugg boots uk, doudoune canada goose, moncler, moncler, louis vuitton

8/04/2016 12:38 da manhã  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home